Four Steps to Creating a Profitable Data Science Organization

Data-driven insights can change company strategy and provide answers to the most pressing issues facing your firm. But if you don’t have a clear plan for creating and growing your data science…

Smartphone

独家优惠奖金 100% 高达 1 BTC + 180 免费旋转




As etapas do planejamento de um voo.

Quais são os principais procedimentos necessários?

Por Vinícius dos Anjos Silva

Planejar um voo significa garantir conhecimento prévio das informações relativas à atividade que se pretende realizar, elaborando um plano de ação para as condições previstas e alternativas para situações indesejadas.

As etapas do planejamento de um voo podem variar conforme o tipo de operação, mas em geral são as seguintes:

A seguir apresentamos a descrição de cada uma dessas etapas do ponto de vista da aviação particular. Seja você piloto aluno ou já experiente na área, aproveite a oportunidade para refletir sobre os seus procedimentos e garantir que está verificando tudo que é realmente necessário.

O piloto deve ainda estudar as cartas do aeródromo (ADC, AOC e PDC) e as cartas das possíveis saídas e aproximações visuais (VAC) ou por instrumentos (SID, STAR e IAC). O objetivo é familiarizar-se com as taxiways e procedimentos de chegada e saída vigentes, tomando conhecimento prévio da operação aérea a ser realizada, assim como frequências de comunicação a serem utilizadas.

Uma simples carta de aeródromo pode conter uma grande quantidade de informações. Analisá-las com antecedência, ainda durante o planejamento de voo, ajuda a evitar imprevistos.

A próxima etapa do planejamento de um voo é a escolha da melhor rota a ser percorrida e para isso o piloto faz uso de cartas ou mapas de navegação para voo visual (WAC, REA e REH) e por instrumentos (ARC, ENRC Low e ENRC High). A visualização de imagens aéreas e mapas rodoviários atua de maneira complementar e positiva durante a consulta das cartas oficiais, permitindo maior variedade de escolha e qualidade das referências visuais para definição do percurso.

Vale lembrar que cartas para voo visual e por instrumentos servem como complemento umas às outras, cada qual oferecendo foco em diferentes grupos de informações.

Uma vez definida a rota final, os aspectos operacionais da aeronave devem ser considerados. Neste momento o piloto determina o tempo de voo e a quantidade requerida de combustível, partindo então para o cálculo do peso e balanceamento da aeronave. A análise inclui cálculos de performance de decolagem, subida, cruzeiro, descida e pouso conforme dados determinados pelo fabricante no manual de voo e permite determinar com precisão, por exemplo, se os comprimentos de pista disponíveis para decolagem e pouso nos aeródromos envolvidos são suficientes para operação segura nas condições de peso da aeronave, pressão e temperatura atmosférica previstas.

Todas as aeronaves certificadas possuem gráficos e tabelas de performance operacional para consulta no manual de voo.

Neste ponto, o piloto já possui todo o conhecimento necessário para formalizar sua intenção de voo através do formulário de plano de voo à autoridade aeronáutica, garantindo assim que o voo contará com o apoio dos serviços de tráfego aéreo e com uma eventual busca e salvamento em caso de acidente.

A conferência de toda a documentação necessária ao voo vem a seguir, momento em que o piloto verifica se a aeronave transporta todos os documentos e publicações aeronáuticas de porte obrigatório e confere, no diário de bordo, se a aeronave possui horas disponíveis suficientes antes da próxima revisão e ausência de discrepâncias de manutenção em aberto.

O acesso à informação aeronáutica se tornou relativamente fácil após o advento da internet e a popularização dos dispositivos móveis pessoais. Apesar disso, planejamento de voo ainda é considerado uma atividade demorada e de importância secundária, condição justificada pela alta carga de trabalho e fato que nem sempre o relógio joga a favor do profissional.

Acreditamos em 3 pilares fundamentais para permitir melhores índices de voos que corretamente planejados:

Existe uma variedade de websites e aplicativos destinados a entregar informação aeronáutica ao piloto brasileiro, mas ainda há de existir um com processo inteligente de entrega daquelas informações que o piloto realmente necessita em seu voo específico.

Nosso objetivo na NexAtlas é desenvolver esse processo. Queremos fazê-lo de modo intuitivo, que oriente o piloto nas diversas fases do planejamento do voo e reduza consideravelmente a carga de trabalho na execução da atividade. Seguimos investindo neste ideal!

Sobre o autor:

Vinícius dos Anjos é piloto comercial de avião formado em Ciências Aeronáuticas e possui 2.000 horas de voo primariamente na aviação executiva. É o idealizador da NexAtlas e assume a posição de Gerente de Produto no desenvolvimento, responsável pela elaboração de novas funcionalidades do aplicativo. Possui sugestões? Entre em contato: vinicius@nexatlas.com.

Add a comment

Related posts:

New Gecko Show Commissioned By The National Theatre

The award-winning physical theatre company Gecko have announced they are developing their eighth show, commissioned by the National Theatre. The production, currently unnamed, is set to premiere and…

10 Keto Smoothie Recipes That Are So Refreshing

Making keto smoothies is easy with a couple of low-carb staple ingredients. Here are 10 examples of refreshing and nutritious smoothie recipes to meet your keto goals. Most smoothie recipes call for…

The grand promises of the online MOOC

Started on the JS section of the Udemy course Zero to Mastery today. Having learned the basics of JS years ago (and wanting a refresher before diving back into React) I’m finding this course useful…